Cern: acelerador ‘funciona bem demais’

“LONDRES – Pesquisadores que trabalham no projeto do Big Bang afirmaram que o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) está no caminho certo para fazer descobertas sobre as origens do Universo. A máquina, que custou US$ 10 bilhões e recentemente simulou colisões inéditas, está funcionando melhor do que o esperado, afirmam cientistas do Cern, o centro europeu para pesquisas nucleares.

– Agora podemos vislumbrar a produção de experiências exóticas como as bolas de cordas – afirmou Oliver Buchmueller, diretor de um dos seis detectores que monitoram colisões no túnel subterrâneo do acelerador de partículas.

Em reunião no Cern, o pesquisador afirmou que as novas descobertas ajudariam a complemetar os esforços para descobrir a partícula de Higgs, que poderia explicar a origem do Universo, e dar pistas sobre a existência da matéria escura. Na teoria de cordas, os ingredientes básicos do Universo seriam pequenas cordas que vibram em um espaço-tempo de 10 dimensões.

Steve Myers, um dos diretores do Cern, disse que o LHC funciona sem problemas desde o dia 30 de março, data em que o colisor de partículas conseguiu produzir colisões de 7 TeV.

– Fico pensando que tudo está indo bem demais. Temos que nos manter vigilantes para manter a máquina segura. A última coisa que queremos é outro fechamento do acelerador.”

Fonte: O Globo

Já ouviu falar na teoria das Supercordas??? Não?!?! Tá aqui então um blog que explica resumidamente como funciona: lucasrocksp.wordpress.com

Anúncios

~ por chicobkz em maio 8, 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: